sexta-feira, 8 de março de 2013

*Ser mulher*








"...Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa..."



Pouco importa se hoje é o "dia" para celebrar a condição feminina, afinal esta condição devia e deve ser celebrada todos os dias da nossa vida com especial ênfase naqueles eventos que nos marcam eternamente, o nascimento de um filho.
É uma verdade que enquanto mulheres gostamos ou pretendemos ser tratadas como seres especiais, mas não é menos verdade que esquecemos tantas vezes de tratar o outro como ele merece.
A mulher sempre teve um papel importante na sociedade, na família, no lar e até mesmo no trabalho. Porque razão acham que existe a palavra matriarca? Não entendo a vulgaridade, banalidade com que se "comemora" em muitos dos casos este dia, nem a necessidade de tal comemoração quando a mesma se esquece e nada acrescenta ao longo do ano. Somos o que somos pela conduta do dia-a-dia, pelo modo como interagimos com o outro e ultrapassamos os problemas/desafios da vida.

E que tal "virar a intenção do hoje ao contrário" proporcionando ao outro aquilo que pretendemos que eles nos proporcionem? Porque não oferecer uma flor ao nosso namorado, marido, companheiro? Porque não proporcionar a eles um dia, uma noite única para que se quebre a rotina de que tantas de nós nos queixamos? Porque não utilizar este hoje para de maneira introspectiva questionarmos que tipo de mulher temos sido para nós e para os outros?
A única e verdadeira dinâmica da vida é esta: faz ao outro aquilo que desejas para ti e nunca faças o copo da humildade transbordar, porque sem humildade nada semearás, apenas tempestades colherás!

Pensem nisto... porque ser mulher é muito mais que um simples dia em que se janta fora ou um strip masculino!

Uma excelente sexta feita para tod@s!
Alexandra Martinho



13 comentários:

  1. Uma mulher numa família é o pilar de uma casa, quando ela tomba a casa cai. Às mulheres cabe o papel principal na construção da vida, seja pela maternidade, pela educação dos filhos, pela ternura dos bons princípios, pela capacidade em fazer o bem e saber perdoar.

    Beijinhoooo

    ResponderEliminar
  2. Adoro esta música:) Feliz dia, beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso nisto eu estou com a feministas: a existência de um dia do ano dedicado às mulheres apenas inferioriza o estatuto da mulher em relação ao homem. Mas, na verdade, a igualdade efectiva entre os sexos é coisa que não existe nem nunca existirá, pois a própria Natureza tratou de fazer os sexos diferentes, caso contrário não existiriam dois sexos mas apenas um. E só para não dizer também que em muitos países do mundo, como os retrógrados países islâmicos, as mulheres jamais terão algum dia metade do valor que tem um homem.

    ResponderEliminar
  4. Feliz dia....

    Mas mulher é todos os dias. E até acho que a luta ainda não acabou. E tens razão....

    Beijinho

    ResponderEliminar

  5. A música é linda. Adoro-a! Já a estes dias... Têm que ser todos os dias!

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
  6. Feliz dia das mulheres. Muita paz e luz sempre! abração

    ResponderEliminar
  7. Alexandra,
    Concordo com a primeira parte do texto. Com a segunda não, Quando diz isto:
    "E que tal "virar a intenção do hoje ao contrário" proporcionando ao outro aquilo que pretendemos que eles nos proporcionem? Porque não oferecer uma flor ao nosso namorado, marido, companheiro? Porque não proporcionar a eles um dia, uma noite única para que se quebre a rotina de que tantas de nós nos queixamos?"

    A Alexandra está a esquecer-se que um grande número de mulheres nunca tem qualquer tipo de atenção por parte dos companheiros. Logo seria mais um "dar", sem nunca receber.

    Acredito que o dia não deva passar em branco, com certeza, mas não me parece que exista a necessidade de comemorações.

    Beijinho e bom fim-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      falo de relacionamentos saudáveis! ;) Quando temos um relacionamento saudável, podemos/devemos brindar o nosso parceiro/a neste dia e em todos os outros com um mimo. A sociedade mudou muito, e hoje, também as mulheres começam a adoptar posturas egoístas e egocêntricas para com aquele que têm ao seu lado. Quanto a esse grande número de mulheres que nunca têm atenção do parceiro, antes de terem entrado para esse relacionamento deveriam ter percebido se queriam ser amadas ou se já se amavam o suficiente, o suficiente para distinguir um relacionamento destrutível, de um saudável! Penso que hoje já não temos mais aquela situação de dependência financeira da mulher que existia há mais de 30 anos em que ela tudo aguentava. Mas cada um sabe de si e mais tarde escreverei sobre isso!

      beijinhos a todos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  8. Amiga, não comemoro especialmente este dia.
    Mas gostaria muito que todas as mulheres pudessem realmente viver em pleno a sua essência e sabemos que isso não acontece.
    Adoro esta música.

    beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ser mulher e ser mae da humanidade ,porque mulher e vida, e esperança de um amanha bem mais colorido do que hoje ,muitos beijinhos Alexandra

    ResponderEliminar
  10. Não estás enganada! Ela referia-se exactamente a esse violento acidente de mota...
    Beijinho Alexandra e desculpa-me a ausência, mas tenho sido vitima de uma carga de trabalho intenssíssima.
    Beijinhos doces

    ResponderEliminar
  11. Olha que bela ideia Alexandra :) Inverter aquilo que seria "suposto" :) Gostei muito.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Façam do meu espaço o vosso espaço, ousem comentar... eu ousarei responder! :)