Os 5 idiomas do Amor



"Never allow someone to be your priority while allowing yourself to be their option" - Mark Twain




No artigo desta segunda-feira dou-lhe a conhecer os 5 idiomas do amor, assim como, nos artigos seguintes explicarei cada um deles e como estes influenciam a maneira como interagimos com os nossos parceiros. 

Quero reforçar que é importante que ao longo da nossa caminhada com o outro tenhamos uma visão positiva nossa e de quem nos acompanha nunca explorando as suas vulnerabilidades, ou tentar usar estas para nosso beneficio. 

Como deve imaginar todos temos um canal predilecto de comunicação com o outro e é por esse canal que expressamos os nossos sentimentos. Porém, sabia que a nossa linguagem de amor pode interferir, e a longo prazo danificar, o relacionamento intimo?

É extremamente raro homens e mulheres terem o mesmo estilo de linguagem emocional primária. Com toda a certeza que é confrontado inúmeras vezes com o sentimento de que o seu parceiro ou parceira não o/a compreende e, que por muito que tente, há algo que lhe diz que a sua mensagem não chega ao outro da forma correcta, não produzindo o efeito desejado.   

Quero, contudo, assegurar que é possível experienciar uma nova forma de se relacionar com o outro e de viver o seu relacionamento. Mais do que entender a nossa linguagem emocional, é importante que compreenda que tem dentro de si todos os mecanismos e ferramentas necessárias para se conectar com o seu parceiro/a a um nível profundo, seguro e intimo. 

Reconhecendo que todos podemos alcançar um sistema de vinculação seguro, independentemente das experiências marcantes do passado, com os devidos ajustes obtemos a longo prazo, a tão almejada felicidade e satisfação. 




Quando conhecemos a linguagem emocional de amor do outro é como se estudássemos o seu próprio nome, dando-nos o real feedback de como ele ou ela é na realidade. Um estudo profundo de quem se é e o que move aquela pessoa na vida.

É também importante aceitar que a paixão é o que é, um estado temporário de pico emocional, em que um cocktail hormonal nos atrai para aquela determinada pessoa. Findo este estado, duração de cerca de dois anos, cabe ao casal de forma consciência construir o amor ou seguir caminhos diferentes. 

Fomos concebidos não para nos apaixonarmos, mas para sermos verdadeiramente amados pelo outro através de uma forma/escolha consciente. Pode agora neste preciso momento interrogar-se se o amor é uma escolha consciente onde ficam as emoções que sentimos na fase da paixão. São várias as razões que nos levam a escolher determinado parceiro/a, muitas delas inconscientes e ligadas às primeiras experiências de vida. Quero, no entanto, transmitir-lhe a seguinte visão:

Imagine o amor como um tanque. Quando se sente amado esse mesmo tanque está cheio de ouro e é esse ouro que lhe permite ser quem é e explorar o mundo. Porquê? Porque sente-se integralmente amado e aceite pelo seu parceiro/a. Quando o tanque está vazio existe ressentimento e o laço que une o casal enfraquece. O mundo adquire para si tons cinzentos, uma visão turva do que o/a rodeia. Pense também que também no amor é possível vivenciar verdadeiros estados de alma e de felicidade plena, tudo depende do seu compromisso e do seu foco. O que está dentro de si manifesta-se no exterior.

As 5 Linguagens de amor são:

1. Palavras de afirmação;

2. Tempo de Qualidade;

3. Receber presentes;

4. Formas de serviço;

5. Toque físico;



Lembre-se, amar é uma escolha. Faça uma escolha consciente por si e pelo outro.





Com amor,

Alexandra Santos



Créditos:

Imagem de Anne-Claire Brun



Comentários

  1. Parece interessante e fiquei curiosa sobre as cinco linguagens


    Resposta ao comentário no dona-redonda: o filme passou na televisão, penso que num dos canais Tv Cine há alguns dias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Façam do meu espaço o vosso espaço, ousem comentar... eu ousarei responder! :)

Mensagens populares